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Ciência e literatura: palavras do mundo da natureza [concurso]
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- Publicado em 04-03-2015
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O concurso Ciência e literatura: palavras do mundo da natureza é uma prova orientada, do tipo peddy-paper, que irá decorrer no dia 20 de março de 2015 na EB2/3 Carlos de Oliveira para os alunos das turmas do 5.º ao 8.º ano de escolaridade.
A atividade insere-se no âmbito da Semana da Leitura, cujo tema é Palavras do Mundo. Aceda aqui ao regulamento em formato pdf.
Combater o tráfico de seres humanos
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- Publicado em 13-02-2015
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Palestra, dia 20 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, para alunos do 10.º ano. Um projeto em articulação com a disciplina de Filosofia.
Para saber mais sobre o tráfico de seres humanos e os projetos de combate a este flagelo que coloca em causa a universalização dos direitos humanos, pode ver o relatório de 2014 da ONU aqui.
Boletim n.º 63 da BECP - Ambiente
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- Publicado em 12-02-2015
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Dizer que um agente moral ou um organismo coletivo é moralmente responsável pelas suas ações parece implicar, no mínimo dos mínimos, que o agente: a) tem, ou tem capacidade de ter, conhecimento das consequências dessas ações; tem escolha para agir de outro modo; e, essas consequências têm um valor significativo. (…) Antes do meio do século XX, a própria ideia de que as atividades humanas pudessem afetar séria e permanentemente a atmosfera global e os oceanos parecia absurda. Éramos demasiado débeis, acreditávamos nós, e o planeta demasiado vasto para tais consequências. Agora as ciências desenganaram-nos dessas certezas, dado que a tecnologia produziu substâncias químicas e radioativas desconhecidas da natureza e que proliferam as provas dos efeitos antropogénicos permanentes sobre os mares, a atmosfera e o ecossistema global.
Jamieson, D. (coord.) (2005). Manual de filosofia do ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, pp. 387-388.
Boletim Bibliográfico n.º 15 da BECO — Ambiente
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- Publicado em 12-02-2015
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Das diferentes atividades humanas decorrem a produção em excesso de resíduos, a poluição sonora, do ar, das águas e dos solos. Para além da degradação das condições em que vivem os seres humanos, as diferentes formas de poluição destroem os habitats de muitos animais, levando-os à extinção. Para além da poluição, as atividades económicas provocam também o uso excessivo dos recursos, dando origem à sua escassez.
Proteger ativa e passivamente a natureza é um assunto que diz respeito à atuação dos governos e da legislação.
Mas, também é um assunto que tem a ver com as práticas de cada um e com a consideração que os seres naturais não humanos nos merecem. Respeitar a natureza é um princípio de ação individual que só pode ser adquirido através educação. A leitura e os livros podem ter um importante papel nessa educação.
Leituras em Rede 4
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- Publicado em 05-02-2015
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Possibilidade da existência, o corpo é o que, desde o início, nos é mais íntimo. Contudo, da intimidade não resulta conhecimento. Desconhecemos em grande parte o que compõe, o que mantém, o que faz funcionar o nosso corpo.
A anatomia e o funcionamento dos sistemas funcionais básicos são a base de uma compreensão da natureza do corpo e aprende-se em níveis diversos ao longo da vida.
Habitamos o corpo e com ele vivemos e nos relacionamos com o mundo. Aprendemos a ler o outro por aquilo que o seu corpo expressa, nas expressões do rosto, na postura, nas marcas identitárias de uma cultura que o corpo assume.
Seres autoconscientes, somos antropocêntricos. Seres criadores, o corpo foi desde sempre um objeto de representação e de recriação da arte em geral e da literatura, em particular.
Todas estas dimensões estão presentes nos documentos selecionados para este Boletim Bibliográfico.