Publicações do SBE
Publicações BECP
Publicações BECO
Visualizações
Hoje | 258 | |
Ontem | 415 | |
Esta semana | 1298 | |
Este mês | 13759 | |
Todos os dias | 851523 |
Ano letivo 2018-2019
- Detalhes
- Publicado em 17-03-2019
- Visitas: 2842
Leituras (Con)sentidas de Sonetos de William Shakespeare
The students were asked to look for William Shakespeare’s biography, the sonnets and their translation into Portuguese. In which regards their syllabus, they had to find out words that are no longer used and find the message of the poem.
In the class, students were given the opportunity to listen to the recitation of the poems.
https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/william_shakespeare
Viagens literárias
Desafiados pela professora de Inglês, alunos dos 10.º CT3 e CT4 selecionaram uma obra literária relacionada com os temas explorados na aula, leram-na e, em grupo, elaboraram, em Inglês, uma recensão crítica.
Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos efetuarem leituras extensivas e as analisarem criticamente.
https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/viagensliter_rias2019
Ler matematicamente...
Desafiados pelos seus professores, alunos de Matemática do 11.º ano, turmas CT, aplicaram conhecimento de trignometria para ler e interpretar matematicamente a realidade e resolver dois problemas: "como medir o inacessível" e "como medir o inacessível a uma distância inatingível".
Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos aplicarem linguagens específicas na leitura da realidade e produzirem, por si, conhecimento em contexto real e ainda como exemplo da capacidade de integrarem competências transversais de literacia da informação, usando, nomeadamente, recursos de o "Aprendiz de Investigação" (Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca escolar).
Vários trabalhos estão disponíveis no Blogue eLeituras .
Pode ainda ver os trabalhos de Alexandre Salgado e Tiago Gonçalves aqui.
Medir o inacessível a uma distância intangível (pdf).
https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/viagensliter_rias2019
Trabalhos de alunos | Lirica trovadoresca. Poetas contemporâneas.
Alunos das turmas do 10.º ano de Artes Visuais e de Ciências Sociais e Económicas foram desafiados pela sua professora de Português, Madalena Toscano, a escrever poemas segundo o estilo da poesia trovadoresca nas suas diversas vertentes: cantigas de amigo, de amor, de maldizer e de escárnio.
Os alunos tiveram, assim, como preconiza o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, a possibilidade de analisar criticamente a realidade, expressando-se não apenas na língua portuguesa, mas numa forma que lhe foi dada pelo estudo da literatura portuguesa, numa das suas mais belas expressões.
Neste livro disponibilizados alguns dos melhores poemas produzidos.
Ano letivo 2017-2018
- Detalhes
- Publicado em 15-05-2013
- Visitas: 2746
a palavras... abro páginas de mim
A importância atribuída ao domínio da escrita, na disciplina de Português, pretende um gradual desenvolvimento da capacidade de lidar com a informação recebida, de a compreender e, consequentemente, de a saber utilizar em novos contextos, direta ou indiretamente relacionados com os conteúdos programáticos.
Este projeto de produção de textos escritos complexos, que implicam o treino de um trabalho de pensamento assente na observação, na análise, no recurso à criatividade e na continuidade do raciocínio, visou o objetivo de “escrever para aprender e escrever para pensar, na sua articulação com o ler para escrever” (Programa de Português, 2014, p.9). E revelou, também, a sensibilidade na interiorização de princípios e de valores transmitidos a partir dos diversos conteúdos programáticos lecionados, nos 10.º e 11.º anos.
Human Rigths
Estes trabalhos foram realizados pelas turmas LH1, LH2 e CT4 do 11.º ano e solicitados pela professora Ana Maria Costa e Silva, no âmbito do tópico programático “Reading the world”. Para concretizar os trabalhos aos alunos foi dada formação sobre o programa CANVA pela professora Isabel Bernardo, professora bibliotecária da Biblioteca Escolar Clara Póvoa, com cuja parceria os trabalhos foram levados a efeito. Saliente-se o entusiasmo que os alunos devotaram a este projeto, o resultado fala por si.
Nos passos de Camões
A construção de um caligrama (partindo do temário camoniano, com adequação à realidade atual) foi a proposta final de um projeto mais vasto que passou pelo conhecimento da lírica de Camões e da sua persistência temática em poetas portugueses dos séculos XX e XXI.
Trabalho desenvolvido em articulação com a BECP no âmbito da implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar".
Viagens e imagens da minha terra
O projeto de elaborar postais ilustrados, aproveitando espaços sugestivos nas localidades próprias, surgiu no decurso das aulas dedicadas ao Romantismo, principalmente no que à atenção ao tradicional e ao nacional diz respeito.
Assim, os alunos foram observando e recolhendo imagens de espaços que os impressionavam na sua terra, procurando um novo olhar sobre esses espaços, valorizando o local onde se vive.
Após o tratamento gráfico, selecionaram-se excertos de textos de autores locais/ regionais (ou de autores estudados no decurso do 11.º ano), fazendo cada um a sua adequação ao novo olhar.
Trabalho desenvolvido em articulação com a BECP no âmbito da implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar".
Poesia trovadoresca. Poetas contemporâneos
Alunos das turmas do 10.º ano de Línguas e Humanidades e de Ciências Sociais e Económicas foram desafiados pela sua professora de Português, Madalena Toscano, a escrever poemas segundo o estilo da poesia trovadoresca nas suas diversas vertentes: cantigas de amigo, de amor, de maldizer e de escárnio. Neste livro disponibilizados alguns dos melhores poemas.
Pensamentos soltos. Pensar em Inglês
A passagem pela escola, o sucesso, o futuro e o propósito de vida, o materialismo e o consumo e a importância da leitura são os temas abordados nestes textos.
Ano letivo 2016-2017
Extremínio
Trabalho elaborado pelos alunos Carlos Lima e Esmeralda Cruz para o concurso "Contar o Holocausto" promovido pela Memoshoa e pela DGE.
Apresentado num blogue, cada entrada do trabalho contém testemunhos vivos do Holocausto: fotografias e citações dos que, como Primo Levi, Elie Wiesel e Irme Kértesz, viveram a história e nos transmitiram o seu testemunho. Aceitá-lo, obriga-nos a não esquecer o Holocausto e a perseverar para que não se repita e que se continue a lutar pela efetiva concretização dos direitos humanos. Aceda ao blogue aqui.
http://exterminionarrativa.blogspot.pt/
Ensaio filosófico no ensino secundário
Ficamos sós porque usamos as redes sociais ou usamos as redes sociais porque ficamos sós?
Trabalho apresentado ao concurso de ensaio em ética pática promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Autoria de Carlos Lima, reconhecimento de valor pela publicação em livro.
Ano letivo 2014-2015
Dinheiro sujo
Trabalho apresentado no concurso Imagens contra a corrupção dinamizado pelo Tribunal de Contas. Autoria de Beatriz Simões e Maria Santos. Com a participação dos alunos da turma do 11.º LH2.
Janelas Indiscretas
Trabalho apresentado ao concurso Redes sociais e liberdade de expressão dinamizado pela SIC Esperança. Autoria de Diana Cruz e João Domingues.
O valor de um sorriso
Trabalho apresentado ao concurso Escrever um conto, sorrir para a vida dinamizado pelo projeto SOBE. Autoria de Ana Margarida Simões.
Para que serve a ética se vivo numa sociedade injusta?
Trabalho apresentado ao concurso de ensaio em ética pática promovido pela Associação Portuguesa de Ética Prática e Filosofia. Autoria de Ana Margarida Simões, vencedora do primeiro prémio.
Ensaio filosófico no ensino secundário
Trabalho apresentado ao concurso de ensaio promovido pela Associação de Professores de Filosofia e subordinado ao tema “A obra de arte e limites ético-políticos”. Autoria de Ana Margarida Simões, vencedora do primeiro prémio.
Ensaio filosófico das Olimpíadas de Filosofia
Texto apresentado no âmbito das Olimpíadas de Filosofia promovidas pela PROSOFOS. Autoria de Ana Margarida Simões.
Considerações éticas sobre a engenharia genética
Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano. Pretendia-se que, a propósito do filme Gattaca, os alunos refletissem sobre os limites éticos da ciência e da tecnologia.
A legitimidade da guerra no mundo contemporâneo
Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano em coordenação com o projeto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Evocação do centenário da Grande Guerra: conhecer o passado, pensar o presente, projetar o futuro.
Terrorismo e legitimidade da guerra
Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano em coordenação com o projeto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Evocação do centenário da Grande Guerra: conhecer o passado, pensar o presente, projetar o futuro.
Guerra e moralidade no terrorismo
Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano em coordenação com o projeto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Evocação do centenário da Grande Guerra: conhecer o passado, pensar o presente, projetar o futuro.
Ano letivo 2013-2014
Ano letivo 2012-2013
A pobreza em Portugal: a obrigação Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento
moral de combater a pobreza Socioeconómico. Critical Software: um