Ano letivo 2018-2019

Leituras (Con)sentidas de Sonetos de William Shakespeare

The students were asked to look for William Shakespeare’s biography, the sonnets and their translation into Portuguese. In which regards their syllabus, they had to find out words that are no longer used and find the message of the poem.
In the class, students were given the opportunity to listen to the recitation of the poems.

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/william_shakespeare

william

 

 

Viagens literárias

Desafiados pela professora de Inglês, alunos dos 10.º CT3 e CT4 selecionaram uma obra literária relacionada com os temas explorados na aula, leram-na e, em grupo, elaboraram, em Inglês, uma recensão crítica.

Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos efetuarem leituras extensivas e as analisarem criticamente.

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/viagensliter_rias2019

 

 

Ler matematicamente...

Desafiados pelos seus professores, alunos de Matemática do 11.º ano, turmas CT, aplicaram conhecimento de trignometria para ler e interpretar matematicamente a realidade e resolver dois problemas: "como medir o inacessível" e "como medir o inacessível a uma distância inatingível".

Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos aplicarem linguagens específicas na leitura da realidade e produzirem, por si, conhecimento em contexto real e ainda como exemplo da capacidade de integrarem competências transversais de literacia da informação, usando, nomeadamente, recursos de o "Aprendiz de Investigação" (Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca escolar).

Vários trabalhos estão disponíveis no Blogue eLeituras .

Pode ainda ver os trabalhos de Alexandre Salgado e Tiago Gonçalves aqui.

Medir o inacessível (pdf).

Medir o inacessível a uma distância intangível (pdf).

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/viagensliter_rias2019

 

 

 

Trabalhos de alunos | Lirica trovadoresca. Poetas contemporâneas.

Alunos das turmas do 10.º ano de Artes Visuais e de Ciências Sociais e Económicas foram desafiados pela sua professora de Português, Madalena Toscano, a escrever poemas segundo o estilo da poesia trovadoresca nas suas diversas vertentes: cantigas de amigo, de amor, de maldizer e de escárnio.

Os alunos tiveram, assim, como preconiza o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, a possibilidade de analisar criticamente a realidade, expressando-se não apenas na língua portuguesa, mas numa forma que lhe foi dada pelo estudo da literatura portuguesa, numa das suas mais belas expressões.

Neste livro disponibilizados alguns dos melhores poemas produzidos.

 

 

 

lirica trovadoresca

Ano letivo 2017-2018

a palavras... abro páginas de mim

 

A importância atribuída ao domínio da escrita, na disciplina de Português, pretende um gradual desenvolvimento da capacidade de lidar com a informação recebida, de a compreender e, consequentemente, de a saber utilizar em novos contextos, direta ou indiretamente relacionados com os conteúdos programáticos.

 

Este projeto de produção de textos escritos complexos, que implicam o treino de um trabalho de pensamento assente na observação, na análise, no recurso à criatividade e na continuidade do raciocínio, visou o objetivo de “escrever para aprender e escrever para pensar, na sua articulação com o ler para escrever” (Programa de Português, 2014, p.9). E revelou, também, a sensibilidade na interiorização de princípios e de valores transmitidos a partir dos diversos conteúdos programáticos lecionados, nos 10.º e 11.º anos. 

 


 

Human Rigths

Estes trabalhos foram realizados pelas turmas LH1, LH2 e CT4 do 11.º ano e solicitados pela professora Ana Maria Costa e Silva, no âmbito do tópico programático “Reading the world”. Para concretizar os trabalhos aos alunos foi dada formação sobre o programa CANVA pela professora Isabel Bernardo, professora bibliotecária da Biblioteca Escolar Clara Póvoa, com cuja parceria os trabalhos foram levados a efeito. Saliente-se o entusiasmo que os alunos devotaram a este projeto, o resultado fala por si.

 

 

 

Nos passos de Camões

A construção de um caligrama (partindo do temário camoniano, com adequação à realidade atual) foi a proposta final de um projeto mais vasto que passou pelo conhecimento da lírica de Camões e da sua persistência temática em poetas portugueses dos séculos XX e XXI.

Trabalho desenvolvido em articulação com a BECP no âmbito da implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar". 

 

 

 

Viagens e imagens da minha terra

O projeto de elaborar postais ilustrados, aproveitando espaços sugestivos nas localidades próprias, surgiu no decurso das aulas dedicadas ao Romantismo, principalmente no que à atenção ao tradicional e ao nacional diz respeito.

Assim, os alunos foram observando e recolhendo imagens de espaços que os impressionavam na sua terra, procurando um novo olhar sobre esses espaços, valorizando o local onde se vive.

Após o tratamento gráfico, selecionaram-se excertos de textos de autores locais/ regionais (ou de autores estudados no decurso do 11.º ano), fazendo cada um a sua adequação ao novo olhar.

Trabalho desenvolvido em articulação com a BECP no âmbito da implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar".

 

 

Poesia trovadoresca. Poetas contemporâneos

Alunos das turmas do 10.º ano de Línguas e Humanidades e de Ciências Sociais e Económicas foram desafiados pela sua professora de Português, Madalena Toscano, a escrever poemas segundo o estilo da poesia trovadoresca nas suas diversas vertentes: cantigas de amigo, de amor, de maldizer e de escárnio. Neste livro disponibilizados alguns dos melhores poemas.

 

 

 

 

Pensamentos soltos. Pensar em Inglês

A passagem pela escola, o sucesso, o futuro e o propósito de vida, o materialismo e o consumo e a importância da leitura são os temas abordados nestes textos.

 

 

 

 

 

Ano letivo 2016-2017

Extremínio

Trabalho elaborado pelos alunos Carlos Lima e Esmeralda Cruz para o concurso "Contar o Holocausto" promovido pela Memoshoa e pela DGE.

Apresentado num blogue, cada entrada do trabalho contém testemunhos vivos do Holocausto: fotografias e citações dos que, como Primo Levi, Elie Wiesel e Irme Kértesz, viveram a história e nos transmitiram o seu testemunho. Aceitá-lo, obriga-nos a não esquecer o Holocausto e a perseverar para que não se repita e que se continue a lutar pela efetiva concretização dos direitos humanos. Aceda ao blogue aqui.

 

http://exterminionarrativa.blogspot.pt/

Extreminio

 

 

Ensaio filosófico no ensino secundário

Ficamos sós porque usamos as redes sociais ou usamos as redes sociais porque ficamos sós?

Trabalho apresentado ao concurso de ensaio em ética pática promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática. Autoria de Carlos Lima, reconhecimento de valor pela publicação em livro.

 

 

Ano letivo 2014-2015

 

Dinheiro sujo

 Trabalho apresentado no concurso Imagens contra a corrupção dinamizado pelo Tribunal de Contas. Autoria de Beatriz Simões e Maria Santos. Com a participação dos alunos da turma do 11.º LH2.

 

Janelas Indiscretas

Trabalho apresentado ao concurso Redes sociais e liberdade de expressão dinamizado pela SIC Esperança. Autoria de Diana Cruz e João Domingues.

 

O valor de um sorriso

Trabalho apresentado ao concurso Escrever um conto, sorrir para a vida dinamizado pelo projeto SOBE. Autoria de Ana Margarida Simões.

 

Para que serve a ética se vivo numa sociedade injusta?

Trabalho apresentado ao concurso de ensaio em ética pática promovido pela Associação Portuguesa de Ética Prática e Filosofia. Autoria de Ana Margarida Simões, vencedora do primeiro prémio.

 

Ensaio filosófico no ensino secundário

Trabalho apresentado ao concurso de ensaio promovido pela Associação de Professores de Filosofia e subordinado ao tema “A obra de arte e limites ético-políticos”. Autoria de Ana Margarida Simões, vencedora do primeiro prémio.

 

Ensaio filosófico das Olimpíadas de Filosofia

Texto apresentado no âmbito das Olimpíadas de Filosofia promovidas pela PROSOFOS. Autoria de Ana Margarida Simões.

 

Considerações éticas sobre a engenharia genética

Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano. Pretendia-se que, a propósito do filme Gattaca, os alunos refletissem sobre os limites éticos da ciência e da tecnologia.

 

A legitimidade da guerra no mundo contemporâneo

Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano em coordenação com o projeto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Evocação do centenário da Grande Guerra: conhecer o passado, pensar o presente, projetar o futuro.

 

Terrorismo e legitimidade da guerra

Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano em coordenação com o projeto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Evocação do centenário da Grande Guerra: conhecer o passado, pensar o presente, projetar o futuro.

 

Guerra e moralidade no terrorismo

Trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Filosofia, 11.º ano em coordenação com o projeto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Evocação do centenário da Grande Guerra: conhecer o passado, pensar o presente, projetar o futuro.

 

 

Ano letivo 2013-2014

  

Educação e desenvolvimento                                Ciência e Filosofia  no mundo dos homens
económico                                                                 
                                                                    Ensaio filosófico elaborado pela aluna Ana
Os alunos Gustavo Guerra, João Branco                Margarida Simões, no ano letivo de 2013-2014.
e Nuno Neto, da turma do 12.º CSE,                    Texto apresentado às Olimpíadas Nacionais
venceram, na modalidade de trabalho                   de  Filosofia  tendo ficado posicionado em 3
escrito, o concurso Missão Ipad.                            lugar.
                                                                                    

Concurso PORDATA 9 05 2014 FINAL VIB cor 9maio                          ensaio Olimpiadas

(texto vencedor do concurso Missão Ipad,
da PORDATA, no ano letivo de 2013-2014)

 

A ciência, o poder e os seus riscos                         A ciência, o poder e  riscos.
– armamento e desenvolvimento                          Devem o conhecimento e o saber ser 
tecnológico.  Será o terrorismo                               incentivados sem olhar a valores?
moralmente justificável?   
                                            
Ensaio filosófico elaborado pelos                        Ensaio filosófico elaborado pela aluna Ana    
alunos Carlos Ferreira e Rodrigo                           Margarida Simões no  ano letivo de 2013/2014  
Martins no ano letivo 2013/2014,                         no âmbito da disciplina de Filosofia.        
no âmbito da disciplina de Filosofia.
 

a ciencia o poder e os seus riscos                           etica e ciencia

 

 

Será a paz possível?                                                Será a autoridade do estado legítima?
Será que podemos acabar com os 
testes  de bombas nucleares?
 
Ensaio filosófico elaborado pela aluna                Ensaio filosófico elaborado pelos alunos   
Francisca Bento no ano  letivo de                       Carlos Ferreira,  Gabriel Salgado e Rodrigo 
2013/2014, no âmbito da disciplina                      Martins no ano letivo de 2013/2014, no  de Filosofia.                                                  âmbito da disciplina de Filosofia.
 
 

 Sera a paz possivel                                  Sera a autoridade do estado legitima

 
 
O medo da catástrofe ecológica:                          Será que na ética só contam as intenções?
é justificado ou artificial?                                       
                                                                                    
Ensaio filosófico elaborado pelas alunas             Ensaio filosófico elaborado pelo aluno David  
Adriana Batista e Diana Delgado no ano               Pereira no ano letivo de 2013/2014, no âmbito 
letivo de 2013/2014, no âmbito da                     da disciplina de Filosofia.
disciplina de Filosofia.                                     

 

medo da catastrofe ecologica justificado artificial                     Sera que na etica contam as intencoes

 

Ano letivo 2012-2013

 

A pobreza em Portugal: a obrigação                    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento 

moral de combater a pobreza                               Socioeconómico. Critical Software: um  

                                                                    caso de sucesso Português 
Texto elaborado pelas alunas Ana Filipa                    
Oliveira e Maria Inês Simões no âmbito do             Texto elaborado pelas alunas Ana Filipa Oliveira,
Concurso Missão Ipad 2013uma parceira         Daniela Neto e Maria Inês Simões no âmbito do
da PORDATA, Fundação Francisco Manuel             trabalho interdisciplinar de investigação  das 
dos Santos e a Rede de Bibliotecas                      disciplinas de Economia C e Filosofia.
Escolares.                                                         
                                                                                                                                      
trabalho PORDATA VERSAO FINAL 2013                   trabalho Critical Software VERSAO FINAL
 
(Texto vencedor do concurso Missão Ipad,             ( melhor trabalho da turma - 11º CSE)
da PORDATA, no ano letivo de 2012-2013 )

 


Colabore
Livros!
Loja!