O Castelo de Sonhos

Este trabalho surge do Projeto SER MAIS Cantanhede!, um projeto de educação vocacionado para o empreendedorismo numa perspetiva humanista, ativa e de cidadania, que foi implementado nas escolas do concelho de Cantanhede.

Neste e-book pretende-se partilhar momentos únicos vividos na viagem pelo Castelo dos Sonhos, pela turma C do 3.º ano da EB/JI de Febres, aquando do desenvolvimento do Programa “Brincadores de Sonhos”, sob coordenação de Jacinto Jardim.

O Programa Brincadores de Sonhos promove uma cultura empreendedora, estimulando de um modo evidente a capacidade de sonhar das gerações mais jovens.

Venha dar continuidade ao nosso sonho!

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/descobridores_de_sonhos_f23394365ae43e

castelo sonhos

Viagens literárias

Desafiados pela professora de Inglês, alunos dos 10.º CT3 e CT4 selecionaram uma obra literária relacionada com os temas explorados na aula, leram-na e, em grupo, elaboraram, em Inglês, uma recensão crítica.

Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos efetuarem leituras extensivas e as analisarem criticamente.

ViagensLiterárias2019

Um excelente ano letivo com as BE do Agrupamento

Os Serviços das Bibliotecas Escolares do AELdF deseja a todos um bom ano letivo.

boasvindas

Palestras FCTUC | Estrelas de neutrões: um laboratório cósmico

Renan Pereira, estudante de doutoramento de Física na FCTUC (e ex-aluno da ESLdF), conversou com os alunos da disciplina de Física (12º ano) sobre como surgem as estrelas de neutrões e como o estudo do seu interior (ainda por descobrir) pode levar a grandes avanços no conhecimento sobre as interações entre algumas partículas fundamentais. Apresentou aos alunos uma espécie de Tabela Periódica das partículas elementares nas quais se incluem o recentemente descoberto Bosão de Higgs. Falou de buracos negros e de como o Homem ainda está algo longe de conseguir construir modelos matemáticos que consigam interpretar o Universo, à luz da Física Quântica, pois, muitas vezes, os modelos e analogias usados para tentar simplificar e explicar fenómenos mais complexos conduzem a conclusões erradas.

DSC 0453

DSC 0447

Aprendiz de Investigador | O meu aprendiz portátil

No âmbito da associação dos projetos Ambientes Inovadores em Educação (CIM RC) e Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca (Bibliotecas Escolares), estão em produção novos recursos para o Aprendiz de Investigador (aprendizinvestigador.pt).

Os novos recursos incluem "O aprendiz portátil", coleções de infografias centradas em competências de Literacia da Informação e Literacia Digital. Já está disponível uma série de 12 infografias sobre Direitos de Autor e Referências Bibliográficas.

Serão também publicadas séries sobre avaliação, metodologias de aula e outros recursos de apoio aos professores.

Captura de ecra 2019-05-19 as 16.55.08

Boletim Bibliográfico n.º 87 | BECP | Férias

Sugestões de leitura para os longos e preguiçosos dias de verão.

 

Boletim Bibliográfico n.º 37 | BECO | Férias

 

Colabore
Livros!
Loja!