Leituras em Rede, n.º 10 | Astronomia

Desde os tempos pré-históricos que os seres humanos se interrogaram sobre as origens do Universo e procuram compreender os fenómenos astronómicos.

Em Stonehenge, um cromeleque megalítico da Idade do Bronze localizado no sul de Inglaterra, as pedras marcam o solstício de inverno e as fases da lua. Vários povos da Mesopotâmia fizeram registos sistemáticos dos fenómenos celestes e nas Américas os povos ameríndios (pré colombianos) tiveram uma relação muito especial com os astros.

Copérnico, Galileu, Tycho Brahe, Kepler, Newton e muitos outros legaram-nos uma obra que constitui o marco da ligação entre a física e a matemática, relação fundamental para a compreensão do Universo.

Hoje estudam-se planetas, galáxias, estrelas distantes e objetos difíceis de compreender como a matéria negra e os buracos negros. Enviam-se sondas que nos transmitem imagens extraordinárias do sistema solar. Constroem-se telescópios gigantescos que trazem aos nossos olhos o mistério da morte das estrelas e do nascimento de novas galáxias.

Todo este conhecimento contribui um pouco mais para a compreensão do Universo, mas também de quem somos e da aventura fantástica que nos trouxe até aqui.

Uma história maravilhosa que podemos ler e ver. Basta querer.


Colabore
Livros!
Loja!