Parlamento dos Jovens | Alterações climáticas: reverter o aquecimento global

Está aberto, até ao final do mês de novembro, o período de inscrições para a participação dos alunos na fase local do Parlamento dos Jovens, este ano dedicado ao tema da "Alterações climáticas: reverter o aquecimento global".

Os alunos podem participar: 1) organizados em listas com 10 elementos; 2) como membros da Comissão Eleitoral.

Os alunos que pretendem formar listas para a sessão escolar, na qual serão eleitos os deputados representantes da ESLdF na fase distrital, devem apresentar lista na BECP em formulário próprio que podem solicitar no balcão da biblioteca ou solicitar junto dos Diretores de Turma.

Para a formulação das propostas, os alunos podem solicitar apoio junto da professora Bibliotecária.

Mais informação está disponível na BECP ou na página web do Parlamento dos Jovens.

cartaz2019 PJS

Trabalhos

a palavras... abro páginas de mim

A importância atribuída ao domínio da escrita, na disciplina de Português, pretende um gradual desenvolvimento da capacidade de lidar com a informação recebida, de a compreender e, consequentemente, de a saber utilizar em novos contextos, direta ou indiretamente relacionados com os conteúdos programáticos.

Este projeto de produção de textos escritos complexos, que implicam o treino de um trabalho de pensamento assente na observação, na análise, no recurso à criatividade e na continuidade do raciocínio, visou o objetivo de “escrever para aprender e escrever para pensar, na sua articulação com o ler para escrever” (Programa de Português, 2014, p.9). E revelou, também, a sensibilidade na interiorização de princípios e de valores transmitidos a partir dos diversos conteúdos programáticos lecionados, nos 10.º e 11.º anos. 

 

 

 

 

 

Era uma vez...

Histórias criadas e ilustradas pelas crianças do Jardim de Infância do Corticeiro de Cima, sob orientação da educadora Emília Bio.

 

 

 

Faça lá um poema 

Colectânea de poemas  escritos pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos da Escola EB Carlos de Oliveira.

 

Trabalhos de alunos

Human Rigths

Estes trabalhos foram realizados pelas turmas LH1, LH2 e CT4 do 11.º ano e solicitados pela professora Ana Maria Costa e Silva, no âmbito do tópico programático “Reading the world”. Para concretizar os trabalhos aos alunos foi dada formação sobre o programa CANVA pela professora Isabel Bernardo, professora bibliotecária da Biblioteca Escolar Clara Póvoa, com cuja parceria os trabalhos foram levados a efeito. Saliente-se o entusiasmo que os alunos devotaram a este projeto, o resultado fala por si.

 

 

 

Nos passos de Camões

A construção de um caligrama (partindo do temário camoniano, com adequação à realidade atual) foi a proposta final de um projeto mais vasto que passou pelo conhecimento da lírica de Camões e da sua persistência temática em poetas portugueses dos séculos XX e XXI.

Trabalho desenvolvido em articulação com a BECP no âmbito da implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar". 

 

 

 

Viagens e imagens da minha terra

O projeto de elaborar postais ilustrados, aproveitando espaços sugestivos nas localidades próprias, surgiu no decurso das aulas dedicadas ao Romantismo, principalmente no que à atenção ao tradicional e ao nacional diz respeito.

Assim, os alunos foram observando e recolhendo imagens de espaços que os impressionavam na sua terra, procurando um novo olhar sobre esses espaços, valorizando o local onde se vive.

Após o tratamento gráfico, selecionaram-se excertos de textos de autores locais/ regionais (ou de autores estudados no decurso do 11.º ano), fazendo cada um a sua adequação ao novo olhar.

Trabalho desenvolvido em articulação com a BECP no âmbito da implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar".

 

 

Arte&Design

Catálogo digital das peças de joalharia elaboradas pelos alunos do 5.º ano da EB Carlos de Oliveira (Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede) no âmbito do projeto desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Ao longo do projeto, os alunos trabalharam conhecimentos e competências sobre desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento ambiental. O ponto de partida foi o da ourivesaria, ofício tradicional em Febres e freguesias limítrofes, e objetivo o de desenvolver conceitos inovadores capazes de ter um impacto positivo no desenvolvimento local. Ao mesmo tempo, os alunos aprenderam técnicas de pesquisa e de organização de informação, consolidaram competências de trabalho em conjunto, aplicaram conceitos matemáticos, aplicaram conhecimentos da disciplina de Português.

 

Lista Bibliográfica n.º 9 | Filosofia | Justiça

 

Férias | Boletim Bibliográfico da BECP

Sugestões de leitura para os dias longos e quentes que se aproximam.

Psicologia das Organizações | Lista Bibliográfica de Psicologia

Publica-se mais uma Lista Bibliográfica de apoio ao curriculo que pode consultar aqui.

SBE2016 2017 Lista bibliográfica Psicologia 5 psicologia social

Primavera | Boletim Bibliográfico da BECO

Sugestões de leitura para o tempo luminoso.


Colabore
Livros!
Loja!